domingo, 13 de novembro de 2011

JOGO RECICLANDO JÁ

Reciclando Já

     Divide-se a turma em duas equipes. Uma equipe de cada vez, posiciona-se na linha de partida, começa pegando uma figura que represente um lixo seco (plástico, alumínio papel, latas de alumínio, vidro etc.) ou úmido (restos de alimentos, cascas de frutas e verduras), pegando uma figura de cada vez e levando até a caixa de reciclagem correta de lixo seco e úmido, quando um participante checar até a caixa destinada e voltar até a linha de partida o outro logo em seguida, segue o jogo pegando outra figura e levando até a caixa. Enquanto isso o professor (a) fica marcando o tempo, sendo vencedor a equipe que fizer corretamente a reciclagem em menor tempo.



Reciclagem do lixo nosso de cada dia.

  • Retos de alimentos podem ser transformados em adubo ou gás natural.
  • O vidro pode ser transformado em vidro novamente.

  • O papel pode ser transformado em livro, papel jornal e papel higiênico.


Não a poluição!!!


1. Titulo do jogo

Reciclando já

2. Autores do jogo

Professor (a) e alunos

3. Objeto (o que é o jogo)

     Esse jogo de competição foi desenvolvido para crianças de 4 a 6 anos e aborda o tema o lixo no meio ambiente, numa conscientização educativa de reciclagem para um ambiente saudável.

4. Finalidade

  • Esse jogo tem por finalidade, desenvolver nos alunos hábitos saudáveis ou comportamento em prol da preservação do meio ambiente.
  • Desenvolver no aluno atenção, habilidade, rapidez de raciocínio e interação.
  • Explicar os benefícios que podemos ter com a reciclagem do lixo, identificando os diferentes tipos de lixo.
  • Saber diferenciar o lixo quanto à origem (domestico, hospitalar, industrial, radioativo etc.) e a composição: seco (papel, plástico isopor, alumínio etc.) e úmido: (restos de alimentos e cascas de frutas e verduras).

5. Justificativa

     Este jogo educativo deve proporcionar aos alunos uma caracterização da crítica realidade ambiental, podendo assim despertar a conscientização da realidade. Assim com o jogo criado pode-se possibilitar de forma lúdica e recreativa uma discussão sobre a problemática ambiental.

     De acordo com o IBGE 76% do lixo é jogado a céu aberto, onde são poucos os materiais aproveitados no Brasil onde é estimado cerca de 4 milhões de dólares por ano.
Mais de 50% dos lixões é composto de materiais que podem ser reciclados por isso uma pesquisa sobre o lixo dez que nosso lixo é um luxo. Assim afirmou Lavoisier (1743-1794) “Na natureza nada se perde, nada se cria tudo se transforma”.

6. Materiais necessários para a construção do jogo:

  • Figuras que representem o lixo seco e úmido
  • Caixa de papelão
  • Tesoura
  • Cola
  • Papel luminoso

7. Regras do jogo:

     Esse jogo foi criado para crianças de 4 a 6 anos, podendo ser jogado em grupos ou duplas, devendo cada grupo se posicionar na linha de partida e um de cada vez pegar uma figura que representa material reciclável e levar até a caixa de reciclagem correta. Vencendo o grupo ou dupla que fizer o percurso corretamente em menor tempo.

Resumo do tema

Introdução

     Este trabalho busca alternativas para diminuir a quantidade de lixo produzido na comunidade, bem como os efeitos e danos que causam ao meio ambiente. Essa produção excessiva de lixo em nossa sociedade, ocorre pela falta de saneamento básico, a falta de aterros sanitários, que contribuem muito para o agravamento das condições ambientais afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Objetivo geral

     Conscientizar a comunidade escolar para os benefícios da reciclagem do lixo, para a preservação do meio ambiente.

Objetivos específicos

  • Posicionar-se frente aos descartes de lixo é um dos sérios problemas da sociedade atual.
  • Despertar o aluno para prejuízo que o lixo traz como problemas ligados à saúde, mau cheiro e a propagação de doenças.
  • Compreender a natureza com um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
  • Levar o aluno a observar como o lixo destrói e polui.


O lixo e a comunidade escolar

     O mundo onde as crianças vivem se constrói em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.

     O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada aos diferentes campos naturais e que as instituições de educação infantil, desenvolvam atividades voltadas para o cotidiano, costumes, e histórias construindo uma relação entre os homens e a natureza.

     Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que parte da idéia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que está mais próximo a ela. Muitas informações valiosas são negadas as crianças para que elas reflitam sobre paisagens variadas, modos distintos de ser, viver e trabalhar dos povos e histórias dos outros tempos que fazem parte do cotidiano.

     Segundo o RCN volume 3, o trabalho com os conhecimentos derivados das ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.

     As crianças refletem e gradativamente toma consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. Movidos pelo interesse e curiosidade e confrontadas com as diversas respostas oferecidas por adultos, outras crianças e diferentes fontes de informações. Quanto menores forem às crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associados diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivida.

     Dada a grande variedade de temas que este eixo oferece, é preciso estruturar o estudo de forma a escolher os assuntos mais relevantes para as crianças e seu grupo social.

     E o assunto escolhido foi o lixo e a comunidade escolar. Quais os constituintes do lixo em casa e na escola? Essas questões são facilmente respondidas pela observação direta, a partir da qual se estabelece uma lista de componentes do lixo.

     A busca de informações sobre as formas de destinação do lixo e realizada mediante as varias fontes, que permitam aos alunos conhecerem os diferentes destinos do lixo (aterro sanitário, incineração e lixões), bem como as possibilidades de reciclagem (vidro, papel e metal) e produção de compostos para adubagem e gás natural (a partir de restos d alimentos e papel). Nem sempre todas as informações a respeito dos destinos do lixo estão disponíveis para os alunos e seu professor. No entanto mesmo que parcialmente realizados, esses estudos devem proporcionar a compreensão de que o lixo não pode ser mantido a céu aberto, nem acumulado em solo raso, em leitos de rios ou próximo a mananciais, pois esses são casos em que se verifica a contaminação da água, do solo, do ar e a proliferação de animais transmissores de doenças.

     Com tudo o professor precisa ter claro que esses domínios e conhecimentos não se consolidam nesta etapa educacional. São construídos, gradativamente na medida em que as crianças desenvolvem atitudes de curiosidades, de crítica, de refutação e de reformulação de explicações para a pluralidade e diversidades de fenômenos do mundo social e natural.

     O lixo pode ser classificado, quanto à origem: doméstico, hospitalar, industrial, agrícola, radioativo etc. e quanto à composição: seco (plástico, papel, vidro, isopor etc.) e úmido (que é composto por restos de alimentos, frutas e verduras). Temos também o lixo que não é lixo, e que podem ser reciclado. A reciclagem ensina a população a combater o desperdício, a ver o lixo como algo que pode ser útil, e não como uma ameaça. Assim restos de comida podem ser usados como adubo, o papel pode ser tratado e transformado em livros, papel jornal, papel higiênico ou papelão. Os materiais plásticos podem ser usados para a fabricação de outros produtos como, mangueiras, vasilhames para materiais de limpeza, brinquedos etc. o alumínio pode ser reutilizado para a fabricação de panelas e latas de alumínio e o vidro para a fabricação de novos vidros.

Tempo necessário para a decomposição de alguns materiais

Papel – 3 meses no mínimo
Madeira – 6 meses
Cigarro – 1 a 2 anos
Chiclete – 5 anos
Lata de aço – 10 anos
Plásticos – mais de 100 anos
Peneus – mais de 100 anos
Lata de alumínio – mais de 1.000 anos
Vidro – mais de 10.000 anos (quase eterno)

                   
            6 meses                                    10.000 anos                          10 anos    



               
     Mais de 100 anos                          3 meses                             alguns dias




Referências bibliográficas

RCN Volume 3 conhecimento de mundo

ACURIO, G.; ROSSIN, A.; TEIXEIRA, P. F. & ZEPETA, F., 1997. Diagnóstico de la Situación de Manejo de Resíduos Sólidos Municipales en América Latina el Caribe. Washington, DC: Banco Interamericano de Desarrollo/Organización Panamericana de la Salud.        [ Links ]
ALMEIDA FILHO, N., 2000. A Ciência da Saúde. São Paulo: Editora Hucitec.        [ Links ]
BARRETO, M. L. (org.), 1999. Avaliação do Impacto Epidemiológico do Programa de Saneamento Ambiental da Baía de Todos os Santos (Bahia Azul), 9o Relatório Quadrimestral. Salvador: Secretaria de Recursos Hídricos Saneamento e Habitação/ Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia.        Links ]
BENTLEY, M.; PELTO, G.; STRAUSS, W.; SCHUMANN, D.; ADEGBOLA, C.; PENA, E.; ONI, G.; BROWN, K. & HUFFMAN, S., 1988. Rapid ethnographic assessment: Implication in a Diarrhea Management Program. Social Science and Medicine, 27:107-116.        [ Links ]
CAIRNCROSS, S.; BLUMENTHAL, U.; KOLSKY, P.; MORAES, L. R. & TAYEH, A., 1996. The public and domestic domains in the transmission of disease. Tropical Medicine and International Health, 1:27-34.        [ Links ]






















Faculdade de Tecnologia e Ciência-EAD

Mariana de Sousa Santos;
Adriana Santos da Hora;
Rosilene Fernandes dos Santos;
Rosania de Lemos Alves;
Valdeci Pereira dos Santos;
















Manual do Jogo: Reciclando Já
Resumo: O Lixo e a Comunidade Escolar























Irajuba
Setembro/2009










Faculdade de Tecnologia e Ciência-EAD

Mariana de Sousa Santos;
Adriana Santos da Hora;
Rosilene Fernandes dos Santos;
Rosania de Lemos Alves;
Valdeci Pereira dos Santos;










Manual do Jogo: Reciclando Já
Resumo: O Lixo e a Comunidade Escolar



                                                                               





                                                                Trabalho  apresentado  à  disciplina  Estudos
                                                                  Da Natureza na  Educação  Infantil, como um
                                                                   Dos  instrumentos de avaliação solicitado pela  
                                                 Professora: Rose Cláudia Andrade.
                                                                
                                 














Irajuba
Setembro/2009




             
 
Fotos da confecção do Jogo Reciclando já










    
         

  

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